Modernismo na arquitetura, ocultismo, Brasília e o Arcano 16 – A Casa de Deus, ou a Torre.

Ainda não havia assistido o filme clássico de ficção científica Metropolis, de 1927 [1]. Esses dias, por indicação de uma amiga, comecei a assistir. Bem, não vou aqui falar de toda a simbologia existente no filme (possivelmente faça no futuro) mas tratar de algumas coisas que chamam a atenção e que estão relacionadas à arquitetura presente na ficção [IMAGEM 1]. No filme, onde o lider da nação governa soberano em Babel [IMAGEM 2] (sim, esse é o nome do edifício de onde é administrada a Metropolis futurista). Chama a atenção o desenho arquitetônico da cidade, concebida claramente sobre a inspiração modernista da escola de Arte de Bauhaus [2] [IMAGEM 3]. Outro ícone da arquitetura moderna é o edifício 666 da Quinta Avenida [IMAGEM 4], em NY, que pertence ao empresário ligado à Mafia do Paypal Jared Kushner, genro do ex presidente americano Donald Trump, e onde ficava o restante Top of the Sixes, que aparece na icônica cena do começo do filme O Lobo de Wall Street [3], estrelado por Leonardo DiCaprio (a cena do restaurante é aquela emnque ele canta a música Thunderstruck do AC/DC) [4]. O filme é baseado na autobiografia de Jordan Belfort e o restaurante foi substituído por um clube privado para grandes investidores de wall street, onde seus membros eram conhecidos como Os Mestres do Universo.

A Escola de Arte Bauhaus foi criada pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, na cidade de Weimar, Alemanha. Seu lema inicial era construir a “catedral do futuro” ou “catedral do socialismo”. Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus procurava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, pacífica e sem contradições. Seu objetivo principal era reimaginar o mundo material para refletir a unidade de todas as artes. Gropius desejava fundir as disciplinas de arquitetura, escultura e pintura em uma única expressão criativa, através do ofício. Gropius teve uma relação com a ocultista Alma Mahler, ex esposa do compositor Gustav Mahler.

Existem muitas fontes esotéricas utilizadas pelos artistas modernistas que estavam juntos em Bauhaus como Malevich, Kandinsky e Mondrian, cuja intenção era lançar, por meio de sua obra, a possibilidade de um novo homem e de um novo mundo, livre de imperfeições e regido por uma nova ordem espiritual e social, onde reinasse harmonia ideal [IMAGEM 5]. Para Mondrian, membro da Sociedade Holandesa de Teosofia desde 1909, os elementos de sua arte precisavam estar rigorosamente equilibrados, a linhas verticais e horizontais dispostas sobre um plano único, permitindo apenas o branco, o preto e as três cores primárias (amarelo, vermelho, azul), que devem estar contidas entre essas linhas e nunca transbordar sobre elas. Kandinski (a famosa tela dele, Amarelo, Vermelho e Azul – Jaune, Rouge, Bleu [IMAGEM 6] tem referência com alquimia Mercúrio, Enxofre e Sal) Kandinski foi muito influenciado por Rudolf Steiner (por causa dele muitas das bandeiras da América Latina são Amarela, Vermelha e Azul, como a da Venezuela) Steiner foi dissidente de Blavatsky, fundador de sua própria seita – que tem escolas que através da pedagogia Waldorf, “educa” muitas crianças. Steiner foi defensor da teoria das cores de Goethe contra as de Newton. Goethe, que escreveu Fausto onde seu alter-ego Mefistófeles é um deus de negação e que influenciou Karl Marx (seus primeiros livros e poemas são influenciados pelo livro Fausto).

Para os ocultistas, também está relacionado ao sentido das cores subtrativas amarelo, vermelho e azul a disputa celestial da queda de Lúcifer. Na visão ocultista, existe um sincretismo entre a disputa do Arcanjo Miguel, que eles enxergam como o Dragão Dourado, ou amarelo que precipitou na Terra o Dragão Azul que, ao cair e perder sua consciência, torna-se o Dragão Vermelho. Nessa queda sua cauda colidiu com algumas estrelas que cairam juntamente com ele, mais precisamente 22 estrelas que formam as letras do alfabeto hebraico e os arcanos maiores do Tarot. As estrelas que sobraram dessa colisão são as que formam o Cruzeiro do Sul, que está na nossa bandeira.

Pois bem, agora vamos falar da nossa capital Brasília, onde a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e o simbolismo solicitado por Juscelino Kubitschek, que acreditava ser a reencarnação de Akenaton e sua esposa Sarah Kubitschek a de Nefertite. Não vou falar de tudo (existe um documentário chamado Brasília Secreta que fala algumas coisas), vou concentrar aqui em duas construções: o Palácio da Alvorada [IMAGEM 7] e a Catedral de Brasília [IMAGEM 8] (em breve falarei sobre o Congresso Nacional e sua simbologia com a runa Hagal, Juno, Perún e a Águia Bicefala). O que chamou minha atenção pra essas duas torres foi a entrevista do Guilherme Freire para a Canção Nova. Não sabia que Guilherme Freire era Potiguar e da sua história com o Papa João Paulo II (quem quiser entender assista ao vídeo no comentário [5]). Eu estava no Papodromo quando João Paulo II esteve em Natal.

O ocultista Niemeyer assinou muitas obras, entre elas a Sede do Partido Comunista Francês [IMAGEM 9], enquanto estava exilado na França, e a Sede das Nações Unidas, em NY [IMAGEM 10]. O interessante na arquitetura dos dois edifícios é a quantidade de colunas utilizadas: 16 (no Palácio da Alvorada existem 16 com design completo, não contando as outras que representam a metade do desenho). É interessante a “coincidência” da simbologia e da ligação com o arcano 16 do Tarot (aqui vou utilizar como referência a carta da Torre, ou Casa de Deus do Tarot de Oswald Wirth, IMAGEM 11]). Na carta a representação simbólica principal é a torre sendo derrubada pelo raio solar (lembrem aqui da referência da música Thunderstruck, já citada), é a Torre de Babel, como na Bíblia e no Filme Metropolis. O topo da torre, que parece uma coroa assim como o da Catedral de Brasília representa o desafio do homem a Deus e as duas pessoas caindo representam a queda dos dragões (Lúcifer): azul coroado e consciente e vermelho sendo atingido por um tijolo que faz com que perca a consciência, atordoado, Thunderstruck. Vista de cima, a Catedral também simboliza o sol (a figura do ponto dentro do círculo ou VITRIOL – V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim “Visita Interiora Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem”, que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal). Filosoficamente ela quer dizer: Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás o Teu Eu Oculto, ou, “a essência da tua alma humana”. É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e “criar um mundo melhor”.

Existe muito mais símbolos na Catedral (como o acesso subterrâneo e os vitrais que remetem ao vitríolo azul, o sulfato de cobre hidratado) e no Palácio da Alvorada, com seu espelho d’água e as estátuas de sereias, representando o Arcano 2, A Sacerdotisa [IMAGEM 12], também relacionado tanto à Perséfone quanto a Dama do Lago [7], ou dos contos Arthurianos a feiticeira Nimue conhecida na Terra como Viviane, que criou nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia a espada Excalibur (ou Caliburn), a lendária espada do Rei Arthur, e, sem sombra de dúvida, a mais famosa espada de todos os tempos. A simbologia dessas DUAS Torres remete, dentre várias coisas, ao Poder do Imperador e do Hierofante, ou seja, um poder Político e Espiritual, como no Rei do Mundo de Guénon.

A Igreja Católica Apostólica Romana já foi vítima de ocultistas anteriormente, como Gian Lorenzo Bernini. O arquiteto e escultor, é autor de obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano, como a Praça de São Pedro e Baldaquino da Basílica de São Pedro. Fiz uma postagem contendo uma sobreposição da Grande Pirâmide de Gise e a Mastaba de Hemiunu com a área da casa Branca [8] – pois bem, Bernini fez com que essa sobreposição ocorresse no Vaticano pois a Praça de São Pedro tem a mesma medida da base da grande pirâmide e o mesmo alinhamento cardial. Nesse caso, Bernini colocou o Baldaquino (um altar papal acima do túmulo de São Pedro situado dentro da Basílica de São Pedro) exatamente sobreposto à Mastaba de Hemiunu [IMAGEM 13]. Bernini planejou muitas coisas com a ocultista Rainha Cristina da Suécia, filha do Monarca sueco, Gustavo II Adolfo, conhecido por “O Leão do Norte”, mas essa história fica para depois.

Em contraposição simbólica da Torre, deixo aqui, para reflexão, o Salmo 16:

1 Súplica de Davi. Ouvi, Senhor, uma causa justa! Atendei a meu clamor! Escutai minha prece, de lábios sem malícia.

2 Venha de vós o meu julgamento, e vossos olhos reconheçam que sou íntegro.

3 Podeis sondar meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo, não encontrareis iniquidade em mim.

4 Minha boca não pecou, como costumam os homens; conforme as palavras dos vossos lábios, segui os caminhos da lei.

5 Meus passos se mantiveram firmes nas vossas sendas, meus pés não titubearam.

6 Eu vos invoco, pois me atendereis, Senhor; inclinai vossos ouvidos para mim, escutai minha voz.

7 Mostrai a vossa admirável misericórdia, vós que salvais dos adversários os que se acolhem à vossa direita.

8 Guardai-me como a pupila dos olhos, escondei-me à sombra de vossas asas,

9 longe dos pecadores, que me querem fazer violência. Meus inimigos me rodeiam com furor.

10 Seu coração endurecido se fecha à piedade; só têm na boca palavras arrogantes.

11 Eis que agora me cercam, espreitam para me prostrar por terra;

12 qual leão que se atira ávido sobre a presa, e como o leãozinho no seu covil.

13 Levantai-vos, Senhor, correi-lhe ao encontro, derrubai-o; com vossa espada livrai-me do pecador,

14 com vossa mão livrai-me dos homens, desses cuja única felicidade está nesta vida, que têm o ventre repleto de bens, cujos filhos vivem na abundância e deixam ainda aos seus filhos o que lhes sobra.

15 Mas eu, confiado na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, irei saciar-me com a visão de vosso ser.

[1] https://m.youtube.com/watch?v=ufoC9CeRFEs&feature=youtu.be

[1] Metropolis, 1927

[2] Bauhaus
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bauhaus

[3] cena do filme O Lobo de Wall Street num restaurante na Torre do prédio 666, de Jared Kushner
[4] Thunderstruck, AC/DC

[5] Entrevista Guilherme Freire na Canção Nova
https://youtu.be/L_jdiHTNTTs

[6] Igreja Católica Apostólica Brasileira
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica_Apost%C3%B3lica_Brasileira

[8] Rei do Mundo e sua corte, Egito, Grande Pirâmide, Washington DC, Hemiunu, CFR, GOODWILL, Alice Bailey
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5931557823523310&id=100000074531872&mibextid=Nif5oz

Deixe um comentário