O Homem sem Sombra

Ontem, à caminho do trabalho, passei com minha família no sentido oposto da BR-116 EXATAMENTE na hora em que aconteceu o crime contra os policiais da PRF e vi uma correria sem saber bem o que estava acontecendo. Tomei conhecimento do motivo daquela movimentação e desespero das pessoas somente quando cheguei ao trabalho.

Recebi essa filmagem que mostra o criminoso pouco antes da tragédia e um amigo chamou minha atenção pra uma coisa: tudo que se move no vídeo tem sombra, menos ele.

Sei que existe uma explicação racional, sei que a massa do indivíduo é menor que a dos outros veículos que transitavam no local, sei que o ângulo da câmera também colaborou para esse resultado, enfim, não vou fazer uma análise científica sobre a filmagem mas sim compartilhar uma leitura simbólica, a descrição do Dicionário de Símbolos de Chevalier e Gheerbrant onde as sombras assumem o aspecto de representação da alma das pessoas:

“Segundo uma tradição, o homem que vendeu sua alma ao diabo perde com isso sua sombra. O que significa que, por não se pertencer mais, ele deixou de existir enquanto ser espiritual, enquanto alma.
Não é mais o demônio que faz sombra sobre ele; ele não tem mais sombra, porque não tem mais ser.”

Mefistófeles, ontem, venceu.

P. S.: no vídeo é possível observar os policiais atendendo outra ocorrência na frente de um caminhão parado na faixa de velocidade da BR.

Deixe um comentário